sexta-feira, 25 de abril de 2008

Maria e Sophia





















Olá,


Um disco imperdível é "Mar de Sophia", da Maria Bethânia (Biscoito Fino, 2006). Mescla de música e poesia, tendo como parâmetros o mar e a poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner. Entre uma canção e outra, sempre sobre as águas do mar, Bethânia desfia poemas de Sophia, recitando cada texto como só ela sabe fazer. São pequenas picadas na veia, instantâneos de beleza e de luz. Maravilhas como esta:




"Pirata"

Sou o único homem a bordo do meu barco.
Os outros são monstros que não falam,
Tigres e ursos que amarrei aos remos,
E o meu desprezo reina sobre o mar.

Gosto de uivar no vento como os mastros
E de me abrir na brisa com as velas,
E há momentos que são quase esquecimento
Numa doçura imensa de regresso.

A minha pátria é onde o vento passa,
A minha amada é onde os roseirais dão flor,
O meu desejo é o rastro que ficou das aves,
E nunca acordo deste sonho e nunca durmo.


Este disco vale por um dia no paraíso.



Abraço,


Do Jorge.

Nenhum comentário: